Notícias XCMG

XCMG expande portfólio de equipamentos de vanguarda para mineração.



Uma frota completa elétrica a bateria para carregamento e transporte de minério em frentes de lavra pode ser montada com equipamentos fabricados pela XCMG. Além de escavadeiras, pás-carregadeiras e caminhões rodoviários e off road, o portfólio inclui máquinas de apoio como motoniveladoras.

A empresa também já possui caminhões rodoviários movidos a hidrogênio operando em outros países.
Os mesmos modelos, exceto os de escavadeiras de grande porte, ainda em processo de aprovação, podem ser operados no modo autônomo ou, como ocorre no Brasil devido à necessidade de uma rede 5G, ainda em implantação, no modo semiautônomo, através de controle remoto. A afirmação é do gerente de Negócios do grupo, Shen Lung, que destaca os desafios ainda existente para o uso pleno dessas tecnologias.

No caso dos equipamentos elétricos, o tempo de recarga da bateria e a própria bateria, que precisa ganhar uma autonomia maior. Já a automação depende diretamente da evolução do sistema de rede 5G no Brasil que, segundo ele, pode solucionar 90% dos atuais problemas de comunicação entre a máquina e a estação de trabalho. “Hoje, poucos players da mineração possuem essa tecnologia instalada e a infraestrutura brasileira, como um todo, ainda não está preparadapara trabalhar com uma rede desse tipo”, avalia.

As máquinas semiautônomas da XCMG em uso no Brasil estão sendo aplicadas em processos de extração de minérios e em obras de descaracterização de barragens de rejeitos, com dois ganhos principais: a segurança e o conforto do operador. “Outro ponto relevante é o aumento de 30% na produtividade dos equipamentos, em relação à operação manual, por facilitar as trocas de turno e evitar falhas humanas que podem danificar as máquinas ou os componentes, o que também tem impacto nos custos operacionais e de manutenção”, explica Shung. Segundo ele, em teoria, não há limites à incorporação dessa tecnologia, o que faz com que todos os equipamentos possam trabalhar de forma autônoma e remota. “A XCMG já possui uma solução unificada que permite realizar alterações em cada tipo de equipamento com esse objetivo”, garante o gerente.

Ver mais

plugins premium WordPress